A gamificação e a moda infantil

Este tema é novo, mas será uma grande tendência na comunicação de moda infantil, e por isso é tão importante que você conheça e já esteja “antenada(o)” sobre essa novidade.

Mas afinal o que é GAMIFICAÇÃO???

Gamificação (também chamado de ludificação) é o uso de técnicas de design de jogos que utilizam mecânicas de jogos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer contextos diversos normalmente não relacionados a jogos.

Calma, a gente vai explicar melhor…

Tipicamente aplica-se ludificação a processos e aplicações com o objetivo de incentivar as pessoas a adotá-lo ou influenciar a maneira como são usados.

Dentre os objetivos da gamificação podemos destacar:

– tornar a tecnologia mais atraente
– estimular os usuários a se engajarem com comportamentos desejados
– mostrar um caminho para o domínio e autonomia
– ajudar a resolver problemas sem ser uma distração
– tirar vantagem da predisposição psicológica humana de engajar em jogos

Esta técnica pode encorajar as pessoas a realizar tarefas que elas normalmente considerariam chatas, como completar questionários, fazer compras, completar formulários ou leitura de sites.

Dados disponíveis de sites, aplicações e processos “gamificados” indicam potenciais melhoras em áreas como envolvimento dos usuários, retorno sobre investimento, qualidade de dados, prazos ou aprendizagem.

Gucci para Zepeto

As técnicas de gamificação/ludificação se aproveitam dos desejos naturais por competição, realização (obtenção de resultados), recompensa, auto-expressão, vaidade, altruísmo e reconhecimento.

Através das “skins” os clientes podem revelar a sua personalidade e expressar o seu estilo, como se estivesse dentro de uma loja.

Mark Jobs para Animal Crossing

Antes de uma grande marca usar uma estratégia como a gamificação para se “comunicar” com seus clientes, foram feitas muitas pesquisas (de mercado e de consumo), por isso sabemos que logo outras marcas também vão utilizar esse modo de comunicação… até que ele acabe se tornando comum para todos nós.

Grifes internacionais e marcas nacionais têm explorado o mundo dos games para criar experiências e fortalecer a conexão com os consumidores, parece coisa de criança, mas na verdade tudo é pensado para unir ainda mais a marca ao cliente.

Valentino para Animal Crossing

À medida que perdemos os contornos da interação pessoal real (potencializado pela pandemia) com pessoas e objetos, as marcas de moda estão encontrando maneiras mais intangíveis de se representar como uma forma de ajudar seus clientes a se manterem conectados com eles.

Vans para Roblox

A pandemia acelerou essa mudança digital, e agora entre desfiles digitais, inúmeros e-commerces e até a introdução do recurso try-on, que permite ao usuário experimentar roupas virtualmente, a gamificação se destaca e está cada dia mais recorrente.

Metaverso


Um outro termo que também vai ser muito falado é o metaverso:

 Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.

O Facebook já percebeu a importância do uso do metaverso e em breve fará mudanças para poder utilizá-lo: “Nosso objetivo é ajudar o metaverso a atingir um bilhão de pessoas”, disse Mark Zuckerberg . Ele acrescentou que um metaverso pode permitir “centenas de bilhões de dólares de comércio digital”.

 

Você já pensou em como pode fazer a comunicação do seu produto de uma forma digital usando a gamificação ou o metaverso???

Para aplicar as mecânicas de jogos nos negócios, é preciso ter consciência do objetivo que você pretende atingir, é necessário saber com que público sua marca/loja deseja falar para se planejar um bom caminho a seguir.


Essa realidade pode parecer futurista, mas hoje em dia as transformações são feitas com muita velocidade e por isso é importante já pensarmos em novas maneiras de divulgar coleções!!!

As duas formas de comunicação unem a nossa realidade com a realidade virtual e unem os jogos ao nosso cotidiano.

Por Kátia Duarte – Especialista em Moda Infantil
Content Creator do Blog Pop Pop 
Fotos: Divulgação
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