Agora que você já aprendeu um pouco sobre Upcycling, Recycling e Economia Circular, precisamos falar de um termo muito importante, o “GREENWASHING”!!!!!
O termo GREENWASHING pode ser traduzido como “lavagem verde”, “pintando de verde” ou até “maquiagem verde” … e consiste em uma prática de promover discursos, anúncios, propagandas e campanhas publicitárias com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis, sustentáveis, verde, “eco-friendly”, etc. que na prática não ocorrem.
O GREENWASHING cria uma falsa aparência de sustentabilidade induzindo o consumidor ao erro, uma vez que, ao comprar o produto ou serviço ele acredita que está contribuindo para a causa ambiental e/ou animal.

A também conhecida como “mentira verde” é uma ação que empresas realizam para “maquiar” os seus produtos e tentar passar a ideia de que eles são eco eficientes, ambientalmente corretos, provêm de processos sustentáveis, entre outros. Assim, termos e expressões como “eco”, “ecológico” ou “menos poluente” e “sustentável” começam a aparecer nas embalagens e rótulos de diversos produtos, na tentativa de indicar que as empresas são ambientalmente responsáveis.
Por isso é muito importante que o fabricante/lojista que entenda a necessidade de fabricar/vender um produto sustentável faça isso da maneira mais sincera e verdadeira possível.
É compreensível que para muitas marcas/lojas o custo para trabalhar com produtos sustentáveis ainda seja alto e que necessite de mais investimentos. Para esses casos o ideal é começar aos poucos e usar apenas nomenclaturas que estejam de acordo com o produto fabricado/comercializado.

E para te ajudar vamos dar algumas dicas para que você não se torne uma marca/loja praticante do GREENWASHING:
1- Malefícios esquecidos
Cuidado para não trocar um modo de fabricar/vender prejudicial por outro que tem malefícios em outras áreas. Observe e pondere se as mudanças são realmente ecológicas.
2- Paradoxos
Não adianta produzir/fabricar produtos que possam poluir o ambiente independente do modo que foram fabricados.
Ex.: automóveis “verdes” – um simples automóvel, proporcionalmente polui muito mais que qualquer outro transporte público (que leva muitas pessoas) ou modo ativo para mobilidade.
3 – Produtos “verdes” x empresa “suja”
A mudança de comportamento precisa ser por parte empresa, não apenas do produto fabricado/vendido. A mudança de hábito também conta muito para o marketing “ecológico” da empresa.
4 -Falta de clareza
Usar expressões em inglês que possam remeter a um comportamento “eco” mas que não explicam muito bem qual o real benefício do produto, como por exemplo, usar a expressão “eco-friendly” não traduz exatamente a importância do produto para o meio ambiente. O uso de jargões “científicos” e de informações que a maioria das pessoas não é capaz de entender também pode ser um complicador.
5 – Falta de provas
Se possível documente e tenha sempre a atualização dos benefícios oferecidos pelo produto, como “selos” que podem dar ao produto uma certificação oficial e confirmar a veracidade das informações.
6 – Promessas vagas
Nem todo produto consegue ser 100% sustentável, por isso o correto é mencionar a porcentagem real de reaproveitamento da peça. Exemplo: Um tênis pode ser 60% sustentável, tomando como exemplo algum modelo que tenha os ilhoses ou algum aviamento que não seja reciclável.
Toda mudança leva tempo e mudar hábitos precisam na maioria das vezes de muito planejamento…
Mais importante do que ter uma empresa/loja que está na “moda eco” é entender as necessidades reais do seu público e criar/vender produtos que realmente estejam de acordo com as expectativas.
O GREENWASHING é um método muito arriscado e que pode arranhar a reputação da sua marca/loja, e por isso deve ser evitado!!!!