O Mercado Infantil e os Hábitos de Consumo



Quando olhamos para o comportamento de consumo temos que olhar para onde os novos hábitos estão apontando, pensando não no hoje, mas sim para onde estamos indo.

Nós estamos passando por um período de grandes incertezas que talvez todos os nossos planos passaram a não fazer muito sentido, e é nesse cenário que temos que achar novas oportunidades.

Vamos analisar então algumas questões que podem te ajudar a entender mais os desejos do consumidor:

Consumidores não seguem um padrão

 

Nós vivemos em um país com território continental, e os hábitos podem mudar muito de uma região para outra. Além disso, temos a ocasião de compra de acordo com o que agrega ou não valor para esse consumidor.
A escolha da compra é feita aonde o consumidor enxerga valor, e cada consumidor é um universo. Além de comprar um produto, as pessoas hoje compram marcas, histórias, experiências, compram o que “percebem” dos produtos,…

Percepção

Uma das palavras mais importantes quando falamos de tendência de consumo é a percepção, porque é através dela que conseguimos captar “o mundo” através dos 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e unimos a ela o nosso sistema de valores, e assim atribuímos alguns significados.

Em resumo, as coisas podem ou não ter valores de acordo com a nossa percepção de valores.

Muitas vezes não compramos um produto pelo que ele faz, mas compramos pelo que ele significa. Nós compramos para expressar o nosso estilo de vida, ele vai além de uma transação comercial.

O segredo está em unir um produto/marca a um consumidor que percebe valor nesse produto/marca, é buscar a melhor estratégia para criar essa união perfeita.

O lojista tem que se posicionar como alguém que tem o produto que o seu cliente quer comprar, analisando muito bem o desejo do seu consumidor, ser alguém que busca produtos pensando no desejo do seu cliente.

Estilo de Vida

A compra normalmente é feita baseada em nosso autoconceito, tendo como base a pessoa que eu acho que eu sou, a personalidade que eu quero imprimir no mundo misturado ao meu estilo de vida. Por isso é muito importante analisar e entender como as pessoas gastam seu tempo e seu dinheiro. Tendo como base a Pirâmide de Maslow, podemos entender um pouco como acontece esse consumo:

1-Necessidade de realização pessoa
2-Necessidade de autoestima
3-Necessidades pessoais
4-Necessidades de segurança
5-Necessidades fisiológicas

Antes desse período de pandemia, muitas áreas dessa pirâmide tinham tomado uma posição diferente, alguns valores estavam ocupando lugares errados, mas nesse pós-pandemia podemos analisar que essa pirâmide teve a sua base (necessidades fisiológicas como comida e saúde) tendo mais importância do que os outros setores.

O Comportamento do Consumidor

A partir dessa análise, o lojista além de buscar as novas tendências da moda, tem que se atentar as tendências de consumo e de comportamento do seu cliente.

O consumidor é a pessoa que identifica uma necessidade ou desejo, realiza uma compra e depois descarta o produto ao longo dos três estágios do processo de consumo:

  • Pré compra
  • Compra
  • Consumo/Descarte

O marketing não cria necessidades, a necessidade está dentro do ser humano, o que o marketing faz é criar desejo. E o que são os desejos???
Os desejos são as formas moldadas pela sociedade para atender as necessidades. Por isso, podemos lembrar e despertar as necessidades, mas não cria-las, e o desejo é a forma usada para despertar a necessidade…

Assim sendo, podemos já colocar algumas coisas em práticas, se a gente começar a se perguntar:

  • Quais os maiores desejos dos meus clientes?
  • Quais as necessidades (internas) do meu cliente?
  • Como o meu cliente se vê?
  • Como o meu cliente deseja ser visto pela sociedade?
  • Qual o produto desperta o desejo do meu cliente???
  • Como é o estilo de vida do meu cliente?

Por Kátia Duarte – Especialista em Moda Infantil
Content Creator do Blog Pop Pop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X