O Branding e o Mercado Infantil
Nos últimos tempos o Branding tem ganhado força no mundo dos negócios e tem sido muito usado pelas marcas e pelas lojas de moda infantil.
Você sabe exatamente o significado do Branding e qual a sua utilidade?
O Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão de marca/loja que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. O Branding é utilizado para identificar uma marca/loja de maneira única de forma a diferenciá-la das demais.
O Branding é o processo de construção de alguns valores, como:
Brand Equity = Valor da Marca
O Brand Equity é o método utilizado para construir o valor da marca, é o resultado da alta percepção do nome e das associações fortes, favoráveis e autênticas que o consumidor tem na memória a respeito dessa marca/loja.
Este termo da área do marketing significa o valor adicional que se atribui a algum produto ou serviço. Esse valor influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca.
Colocando em prática
Algumas perguntas que você pode fazer sobre o seu negócio para gerenciar o seu Brand Equity:
Conhecimento: O que o consumidor sabe/conhece sobre a minha marca/loja?
Estima: O que o consumidor acha da minha marca/loja?
Relevância: O que a minha marca/loja oferece atende as necessidades do consumidor?
Desempenho: A marca/loja entrega o que promete?
Diferenciação: A entrega é melhor que a dos concorrentes?
Referência: Minha marca/loja é uma referência no nicho que atua?
Brand Awareness = Reconhecimento/Consciência
Podemos dizer que o Brand Awareness ou Awareness (consciência) faz com que a marca/loja seja reconhecida e lembrada pelas pessoas. Essa é a maneira como os consumidores reconhecem e se lembram da sua empresa.
A memória das pessoas precisa ser marcada (no presente) ou ativada pela lembrança de alguma experiência (no passado).
Quando recomendada pelos consumidores gera vantagem competitiva. Marcas com awareness alto estão em todo lugar, elevando assim o alcance da marca.
Colocando em prática
Abaixo, 8 dicas para que você possa começar a usar o Brand Awareness em seu negócio:
1 – Conheça bem o seu cliente
2 – Trabalhe uma personalidade única para a marca/loja
3 – Tenha uma identidade visual única e marcante
4 – Faça marketing de conteúdo
5 – Patrocine personalidades, projetos e eventos
6 – Faça brindes da sua marca (usando personalização)
7 – Acompanhe a satisfação do seu cliente
8 – Não espere resultados imediatos
O último estágio do brand awareness é aquele no qual uma marca é a primeira que vem à mente do consumidor, sendo a principal opção de consumo para uma demanda específica.
Resumindo, o Branding é o processo de criação e construção de uma marca e todas as etapas essenciais para que o brand equity (valor), e brand awareness (consciência) sejam atribuídos a produtos e serviços.